Seja um Sindicalizado

Porque se Sindicalizar?

Muitos trabalhadores têm dúvida da importância do sindicato em suas vidas.

Alguns lembram-se da existência do Sindicato somente durante o início das negociações de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), quando deveriam participar mais ativamente de todas questões que envolvem sua relação de trabalho.

Outros lembram-se do Sindicato quando estão sofrendo retaliações, perseguições, sendo discriminados, perdendo algum direito legal e/ou convencionado nos Acordos Coletivos firmados, daí entram em contato com o Sindicato requerendo seus direitos, mas se quer são filiados.

Por falta de conhecimento e participação ativa no SINDAEMA/AM, acreditando que o Sindicato é uma instituição que só serve para sugar o dinheiro do trabalhador – pensamento esse alimentado por uma mídia sensacionalista e patronal - ignorando que o sindicalismo é um movimento histórico de defesa dos direitos trabalhistas e da coletividade. Surgiu no início do século XIX na Inglaterra - o país capitalista mais desenvolvido do mundo à época, motivado pela revolta com o modo de produção capitalista e necessidade de união e solidariedade entre a classe trabalhadora.

No Brasil, o movimento sindical esteve envolvido nas principais lutas políticas da história recente. Liderou e apoiou o combate à ditadura militar, lutou pela anistia política, mobilizou-se nas Diretas Já, defendeu a Constituinte e contribuiu decisivamente nas eleições ocorridas após a ditadura. Como defende o presidente da Força Sindical-RJ, Francisco Dal Prá, “o movimento sindical brasileiro foi de extrema importância para a redemocratização do Brasil, a retomada do desenvolvimento econômico e a valorização da classe trabalhadora, por intermédio de consecutivas conquistas de ganhos salariais, Programa de Participação nos Resultados (PPR), política de aumento real do salário mínimo, entre outros avanços e benefícios”.

O trabalhador pode não perceber, mas o sindicato atua diariamente em sua defesa, seja pleiteando benefícios junto às diretorias das empresas, ingressando na Justiça com ações trabalhistas, orientando os trabalhadores sobre seus direitos, apurando e resolvendo denúncias de assédio moral, sexual, discriminação, desvio de função, acúmulo de função, falta de adicionais – noturno, insalubridade, periculosidade e, até mesmo retirada de advertências, suspensões e demissões injustas, dentre outras iniciativas.

Mantendo-se informado, politizado, participativo e consciente do papel do sindicato, mais condições o trabalhador terá de auxiliar a entidade sindical a cumprir sua missão de garantir os direitos trabalhistas e atuar diariamente em prol da categoria.

Por isso, mantenha contato com os diretores e representantes de base, denuncie abusos através do nosso canal de comunicação direta com nossa presidente via WhatsApp (92) 98604-4032 e/ou envie denúncias por e-mail através do nosso site, na aba “Serviços” – “denuncie”.

Mas, para que tudo isso esteja a sua disposição... FILIE-SE! Pois Sindicato somos todos nós e a união faz a força!